Dúvidas frequentes


O que é preciso para ser aluno do mestrado do PPGHAm?

Para ser aluno regular do PPGHAm, é preciso ser aprovado em concurso estabelecidos pelos editais de seleção que ocorrem no primeiro semestre de cada ano. Os processos seletivos podem ser acompanhados na página do programa.

 

O PPGHAm aceita alunos especiais?

Por aluno especial, entende-se aqueles alunos que pedem acesso ao Programa para cursarem algumas disciplinas. Esses alunos não fazem parte do corpo regular de alunos, pois estes devem ingressar via Edital de ampla concorrência. Para ingressar como aluno especial, conforme o Regimento Interno, Art. 19º, é preciso estar regularmente matriculado em um programa de pós-graduação. O aluno interessado deve submeter seu interesse em matricular-se em alguma disciplina via email para ppgham@unir.br, enviando atestado de matrícula em outro programa de pós-graduação stricto sensu, cópia de documento de identicação e cpf. Além disso, também deve enviar link de seu currículo lattes. Ao todo, cada aluno especial tem direito de cursar até duas disciplinas no PPGHAm.

 

O PPGHAm aceita alunos pela política de ação afirmativa?

Sim. Conforme a Resolução nº. 561/CONSEA, de 19/12/2018, o PPGHAm reserva um total de vinte por cento (20%) das vagas (5 vagas) do mestrado a pessoas com deficiência, indígenas, pretas e pardas. Os critérios para ingressos, são regidos pelos editais de seleção.

 

Posso escolher meu orientador/a?

O PPGHAm sugere que os candidatos indiquem seus orientadores. No entanto, a decisão final é estabelecida em reunião do Colegiado obedecendo critérios de área de interresse de cada orientador/a e também de proporcionalidade.