Abertas incrições para o Mestrado em História da Amazônia

Publicado em: 05/02/2021 15:06:44

Estão abertas inscrições para o processo seletivo ao Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm). As inscrições podem ser feitas entre os dias 08/02/2021 a 29/03/2021,


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm), do Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), torna público que se encontram abertas as inscrições ao exame de seleção para ingresso no Mestrado em História. O edital pode ser acessado na página do programa (http://www.ppgham.unir.br/pagina/exibir/12119) ou diretamente no logal de inscrição (https://sigaa.unir.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto).

O Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia da UNIR tem como proposta discutir, do ponto de vista histórico e historiográfico, as questões do espaço regional amazônico, e suas relações com a nação e com as fronteiras (nacional, internacional e simbólicas). As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa estão assentadas sobre a reflexão histórica da região, baseadas na perspectiva amazônica, podendo envolver a política, em seu sentido amplo, a cultura, as estruturas sociais, as etnicidades e as relações do ser humano com e na Floresta Amazônica, a abordagem dos espaços societários na Pan-Amazônia e a constituição das identidades históricas pelo viés das relações de poder, da economia, da sociedade, das marcas da cultura e do patrimônio material e imaterial, e das suas representações simbólicas e do imaginário. Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico em História tem por finalidade formar profissionais qualificados ao nível do mestrado em História, capazes de contribuir para o desenvolvimento educacional e científico das relações construídas na Pan-Amazônia. O sistema de oferta é gratuito e presencial, em período integral, podendo, em casos específicos, proporcionar atividades virtuais e semipresenciais. Nesse sentido, a área de concentração do PPGHAm divide-se nas seguintes linhas de pesquisa: a) Populações, Etnicidades e Cultura: Usos e Representações. b) Trabalho, Poder e Práticas Sociais.

O número de vagas é 24 (vinte e quatro) distribuídas equitativamente entre as linhas de pesquisa (ou seja, 12 vagas para cada linha), não havendo compromisso, por parte do Programa, com a concessão de bolsas de estudo a todos/as selecionados/as e nem com o preenchimento do total das vagas oferecidas.

Conforme a Resolução nº. 561/CONSEA, de 19/12/2018 (ver Anexo III), reserva-se um total de vinte por cento (20%) das vagas (5 vagas) do mestrado a pessoas com deficiência (1 vaga), indígenas (1 vaga), pretas e pardas (1 vaga), distribuídas equitativamente. As duas (2) vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a pontuação classificatória obtida pelos candidatos da ação afirmativa.

A proposição de uma candidatura à vaga no PPGHAm/UNIR pressupõe conhecimento e adesão à estrutura acadêmica do curso de Mestrado (http://www.ppgham.unir.br/). O/A proponente deve possuir diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, se brasileiro/a, ou, se estrangeiro/a, em curso superior de instituição acadêmica reconhecida. As informações relativas ao processo seletivo serão divulgadas na página web do Programa: http://www.ppgham.unir.br/. Para inscrição na seleção para o Mestrado, deverão ser anexados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)os seguintes documentos, em formato PDF.

1) Cópia do Diploma de Graduação ou de documento que ateste a condição de formando/a (para efeitos de matrícula, a apresentação do diploma original é obrigatória).

2) Cópia do Histórico Escolar do curso de Graduação.

3) Cópia de Documento de Identificação e do CPF ou passaporte, no caso de estrangeiros (para cidadãos de países do MERCOSUL, o passaporte poderá ser substituído por Documento de Identificação oficial do país de origem. Para efeitos de realização da prova escrita e da matrícula, a apresentação do documento original é obrigatória).

4) O candidato que optar por concorrer às vagas de Políticas Afirmativas, além da documentação acima, deverá apresentar uma declaração devidamente assinada na qual conste que o candidato se autodeclara preto, pardo ou indígena (ver Anexos IV, V e VI).

5) Para os candidatos portadores de deficiência, inserir as informações no formulário de inscrição, acompanhado de laudo médico, em local próprio, via sistema (neste caso, informar o tipo de deficiência e as condições especiais necessárias para a realização da prova).

6) Proposta de Pesquisa enquadrada em uma das duas linhas de pesquisa do Programa, contemplando o problema de pesquisa, justificativa, objetivos, referencial teórico-metodológico, previsão de fontes de pesquisa e bibliografia.

a) O candidato deverá encaminhar duas cópias no ato da inscrição. Uma com identificação pessoal e outra sem identificação na capa ou em qualquer outra parte do projeto. Qualquer identificação do candidato no projeto sem identificação incorrerá na desclassificação do mesmo.

b) A Proposta de Pesquisa deve levar em consideração o prazo máximo de 24 meses para a conclusão da Dissertação e adequar-se às possibilidades de orientação dos/as professores/as do Programa (ver Anexo II).

c) A avaliação da proposta levará em conta: articulação entre suas partes, correção da redação, atualização bibliográfica, capacidade de formular um problema de pesquisa adequado e original, importância para o campo temático no qual se insere e adequação à linha de pesquisa proposta.

d) Dados técnicos da Proposta de Pesquisa: digitado para papel A4, com espaço um e meio (1,5), fonte Times New Roman, tamanho 12, com no máximo 07 (sete) páginas de texto, sem contar capa e bibliografia. As propostas que não seguirem as especificações recomendadas não serão homologadas.

7) Cópia do Currículo Lattes (Disponível em: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio).

8) Declaração de Disponibilidade de Tempo (Anexo X).

Etapa

Data

Horário

Local

Inscrições

08/02/2021 a 29/03/2021

até 23:59h

SIGAA

Arguição oral da proposta de pesquisa

03/05/2021 a 13/05/2021

-

A distância via ferramentas digitais para comunicação remota

Prova escrita

24/05/2021

Início às 14:00h

Término às 18:00h

A prova ocorrerá no município de Porto Velho em local a ser divulgado até dia 21 de maio de 2021 na página web do PPGHAm

Envio da documentação comprobatória do Currículo Lattes

12/06/2021 a 14/06/2021

até 23:59h

SIGAA

Divulgação da classificação final

25/06/2021

até 23:59h

Página Web do PPGHAm

Matrícula dos aprovados

26/07/2021 a 30/07/2021

até 23:59h

No PPGHAm

Fonte: Coordenação do PPGHAm