Processo Seletivo 2022

Publicado em: 02/02/2022 11:26:10

O PPGHAm torna pública a abertura de Processo Seletivo para o preenchimento de 24 (vinte e quatro) vagas do curso de Mestrado em História da Amazônia com ingresso no mês de julho do ano letivo de 2022.


O Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm), vinculado ao Departamento de Acadêmico de História, ao Núcleo de Ciências Humanas (NCH) e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), torna pública a abertura de Processo Seletivo para o preenchimento de 24 (vinte e quatro) vagas do curso de Mestrado em História da Amazônia com ingresso no mês de julho do ano letivo de 2022.

O Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia da UNIR tem como proposta discutir, do ponto de vista histórico e historiográfico, as questões do espaço regional amazônico, e suas relações com a nação e com as fronteiras (nacional, internacional e simbólicas). As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa estão assentadas sobre a reflexão histórica da região, baseadas na perspectiva amazônica, podendo envolver a política, em seu sentido amplo, a cultura, as estruturas sociais, as etnicidades e as relações do ser humano com e na Floresta Amazônica, a abordagem dos espaços societários na Pan-Amazônia e a constituição das identidades históricas pelo viés das relações de poder, da economia, da sociedade, das marcas da cultura e do patrimônio material e imaterial, e das suas representações simbólicas e do imaginário. Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico em História tem por finalidade formar profissionais qualificados ao nível do mestrado em História, capazes de contribuir para o desenvolvimento educacional e científico das relações construídas na Pan-Amazônia. O sistema de oferta é gratuito e presencial, em período integral, podendo, em casos específicos, proporcionar atividades virtuais e semipresenciais. Nesse sentido, a área de concentração do PPGHAm divide-se nas seguintes linhas de pesquisa: a) Populações, Etnicidades e Cultura: Usos e Representações. b) Trabalho, Poder e Práticas Sociais.

O número de vagas é 24 (vinte e quatro) distribuídas equitativamente entre as linhas de pesquisa conforme disponibilidade de orientação, não havendo compromisso, por parte do Programa, com a concessão de bolsas de estudo a todos/as selecionados/as e nem com o preenchimento do total das vagas oferecidas.

Conforme a Resolução nº. 561/CONSEA, de 19/12/2018 (ver Anexo III), reserva-se um total de vinte por cento (20%) das vagas (5 vagas) do mestrado a pessoas com deficiência (1 vaga), indígenas (1 vaga), pretas e pardas (1 vaga), distribuídas equitativamente. As duas (2) vagas remanescentes serão preenchidas de acordo com a pontuação classificatória obtida pelos candidatos da ação afirmativa.

A proposição de uma candidatura à vaga no PPGHAm/UNIR pressupõe conhecimento e adesão à estrutura acadêmica do curso de Mestrado (ver Anexos I e http://www.ppgham.unir.br). O/A proponente deve possuir diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, se brasileiro/a, ou, se estrangeiro/a, em curso superior de instituição acadêmica reconhecida (observado o art. 14 da Lei n. 13445/2017 que permite o visto temporário para estudo, pesquisa, ensino e extensão). Todas as informações relativas ao processo seletivo serão divulgadas na página web do Programa: http://www.ppgham.unir.br. As inscrições ao processo seletivo serão realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no link: https://sigaa.unir.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto.

 

Fonte: Coordenação do PPGHAm